Linhas de Pesquisa

Trabalho há mais de 20 anos com materiais cerâmicos, desde a graduação. Iniciei minha trajetória acadêmica incorporando um resíduo da indústria vidreira em massa cerâmica. Após, já no mestrado, comecei os trabalhos envolvendo processamento, mais especificamente síntese e caracterização. À sequência destes primeiros trabalhos foi a imersão nas técnicas de processamento coloidal, com ênfase em reologia de suspensões cerâmicas.

Na área de Processamento Cerâmico tenho particular interesse nas técnicas de conformação coloidal como: colagem em moldes porosos (slip casting), colagem de fitas (tape casting), réplicas (Replica Method), gelcasting e laminação (calandragem). Esta última técnica de conformação, por vezes chamada de conformação viscoplástica, difere um pouco das demais por envolver a utilização de massas plásticas. Porém, o desenvolvimento dessas massas plásticas, é feito a partir de suspensões cerâmicas adequadas.

A área de Reologia, que está intimamente ligada aos processos cerâmicos envolvendo suspensões, é um segmento importante da minha área de trabalho. A reologia, que por vezes é apenas uma ferramenta auxiliar aos processos de conformação, tem sido, em minhas pesquisas, o cerne do processamento coloidal. Com a reologia é possível controlar todas as variáveis que possam afetar os processos de conformação, e esse é o foco desta linha de pesquisa.

A Química de Superfícies e de Coloides está para a reologia de suspensões cerâmicas, assim como a reologia está para o processamento cerâmico coloidal. Esta linha de pesquisa tem por objetivo conhecer todas as interações entre os materiais utilizados na produção de suspensões cerâmicas (partículas, meio dispersor e aditivos) de modo que elas sejam estáveis. Uma vez que no processamento cerâmico as partículas utilizadas geralmente têm dimensões coloidais (inferiores a 1µm), o que acarreta em predomínio das forças superficiais em detrimento às forças gravitacionais e inerciais, o conhecimento de todas as interações superficiais que possam ocorrer é de vital importância para um adequado processamento.